23 de mar. de 2014

19 ANOS SEM SELENA QUINTANILLA PEREZ


Á exatamente 19 anos atrás no dia 31 de Março de 1995, o mundo perdia uma das maiores (isso se não for a maior) cantoras latino-americas que já existiu, Selena Quintanilla Pérez. Conhecida simplesmente como Selena, filha mais nova de um casal mexicanos-americanos, foi uma cantora mexico-norte-americana considerada a rainha da música tejana e figura como uma das mais importantes cantoras da música latina, com vendas de 60 milhões de álbuns em todo o mundo, ficando atrás somente de Shakira e Gloria Estefan.

Selena lançou seu primeiro álbum com a idade de doze anos, Selena Y Los Dinos em 1984. Ela ganhou o prêmio Vocalista "Feminina do Ano" em 1987 noTejano Music Awards e ganhou um contrato com a gravadora EMI, alguns anos depois. Sua fama cresceu ao longo da década de 1990, especialmente nos países de língua espanhola. Foi nomeada pela Billboard a "melhor artista latina dos anos 90" e a "melhor artista da música latina na década". Casada com o guitarrista Cris Perez, foi assassinada em 1995 por Yolanda Saldívar, presidente de seu fã-clube. Sua vida foi transformada em um filme, Selena- The Movie, estrelado por Jennifer Lopez em 1997, no qual a cantora ficou internacionalmente conhecida. Em 1998 foi inaugurado um museu em homenagem á cantora onde são visitadas por milhares de fãs toda semana.

"Biografia e Carreira"

Em seus anos de jovem, o pai de Selena tinha uma banda chamada Los Dinos. Quando tinha 8 anos, o pai de Selena comprou uma bateria, um microfone de uma guitarra e forma a banda Selena e Los Dinos com A.B na guitarra e Suzette na bateria. Eles começam a tocar no recém inaugurado restaurante da família chamado Papagayo´s.
No governo de Ronald Reagan, o restaurante é fechado e a família muda-se para a casa do irmão de Abrahan em Corpus Christi, no Texas. Selena começa a cantar profissionalmente e lança seu primeiro CD em 1984 intitulado "Mis Primeras Grabaciones" (lançado posteriormente sob o selo da EMI). Quando começou a cair na estrada em turnê pelo Texas, Selena decidiu sair da escola e terminou o colegial pela American School of Correspondence de Chicago e depois foi aceita pela Universidade de Louisiana, mas nunca entrou.

Em 1986 lançou seu segundo álbum "Alpha" e conheceu Rick Trevi, o fundador do prêmio Tejano Music Award, o Grammy da música Tejana e Johnny Canales, um apresentador muito famoso do Texas. No Tejano Music Awards de 1987 ganhou como Vocalista Feminina do Ano (premiação que ganhou durante os próximos 10 anos do festival). Em 1988 lança mais dois álbuns "Preciosa" e "Dulce Amor". Em 1989 conhece Jose Behar, um executivo da SBK Capitol/EMI, que viu nela a próxima Gloria Estefan. José sempre viu em Selena um mescla de Gloria, Whitney Houston e Mariah Carey.

Em 1989 assina o contrato com a gravadora e lança "Selena". Nesse mesmo ano assinar um contrato milionário com a Coca-Cola e vira garota propaganda da marca, gravando comerciais e lançando pôsteres. 1989 foi um grande ano para Selena, que começou a fazer muitos concertos pelo país. Na mesma época o guitarrista Chistopher Perez (Chris Perez) entra para o grupo e posteriormente começa uma relação amorosa com Selena que inicialmente não é aceita por Abraham Quintanilla, o pai da cantora. Selena e Chris se casam secretamente no dia 2 de abril de 1992. Depois de saber da notícia, Abraham aceita o relacionamento da filha com Chris Perez, sendo que mesmo com a morte de Selena, Chris e Abraham permanecem amigos.

"Assassinato"

Em 1995, a família de Selena descobriu que Yolanda Saldívar, na época administradora do fã clube e das lojas da cantora, estava desviando dinheiro da família e assim, Yolanda foi demitida. Yolanda negava os fatos e não conseguia se conformar com a demissão.

Selena aceitou encontrar-se com Yolanda no hotel Days Inn em Corpus Christi, no dia 31 de março de 1995, pois Yolanda havia ficado com registros financeiros importantes das boutiques e do fã clube. Yolanda, se negando em entregar os documentos e tentando ganhar tempo, disse que tinha sido estuprada em uma viagem ao México. Selena levou Saldívar até um hospital local onde médicos não encontraram evidências de estupro. As duas retornaram ao hotel e Selena exigiu que Yolanda entregasse os documentos imediatamente. Uma discussão se iniciou e Yolanda tirou uma arma da bolsa. A princípio ela apontou a arma para sua própria cabeça e depois para Selena. Selena virou-se para fugir e foi atingida nas costas por um tiro. A bala perfurou o ombro direito inferior e cortou uma artéria ligada ao coração, o que levou a uma perda maciça de sangue. A cantora ainda conseguiu correr até à recepção do hotel enquanto Yolanda corria atrás de Selena com arma em punho.

No entanto, antes de cair no chão devido ao ferimento do tiro, Selena disse que Yolanda tinha atirado nela e disse também em qual quarto a discussão havia ocorrido. Selena foi imediatamente levada a um hospital, onde faleceu às 13:05Hs de hemorragia e parada cardiorrespiratória com apenas 23 anos de idade. Enquanto isso, Yolanda tenta fugir do hotel, mas é cercada por policiais. Totalmente transtornada, se tranca em sua caminhonete, coloca a arma sobre a cabeça e ameaça se matar. Após quase 10 horas de negociação, Yolanda se entrega, sendo considerada a partir daquele momento, a principal suspeita do crime. Em outubro de 1995, um júri em Houston, Texas condenou Yolanda à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau com a possibilidade de cumprir o restante da pena em regime aberto após 30 anos. 19 anos após sua morte Selena permanece sendo a Rainha do Tex Mex, por seu talento e herança musical. Em 2010 ela foi homenageada com o lançamento de um box com suas grandes canções.


"Impacto"

A morte de Selena causou um grande impacto nos Estados Unidos. Redes de televisão pararam completamente suas programações para noticiarem sobre a morte da “Madonna Mexicana”. Rádios tocavam suas músicas sem parar. A morte foi capa do The New York Times por dois dias seguidos. Artistas como Madonna, Julio Iglesias e Gloria Estefan manifestaram na imprensa suas condolências. Numerosos memoriais e vigílias foram realizadas em memória da cantora. Cerca de 60.000 fãs compareceram ao funeral e enterro de Selena, que está sepultada no Seaside Memorial Park, em Corpus Christi.

14 dias após a morte de Selena, George W. Bush, governador do Texas na época do assassinato, instituiu o dia 16 de abril (dia do nascimento de Selena) como o “Dia da Selena“ no Texas. O caso Selena atraiu grande atenção da mídia e da opinião pública que clamavam por justiça.

E em homenagem a esta grande e talentosa cantora, a CS PRODUÇÕES preparou uma edição 'ESPECIAL' sobre Selena no Programa POST LIVRE, com texto escrito por Ana Paula Souto Gimenes (Nana Gimenes) [https://www.facebook.com/ana.gimenes] e que está disponível para visualização no site SELENA BRAZIL.com (http://www.selenabrazil.com/faesuadevocao.html), com a narração do nosso apresentador, ANGELO AUGUSTO.

FONTE: Site WIKIPÉDIA (http://pt.wikipedia.org/wiki/Selena)

*********************************************************

AGRADECIMENTOS
Aline Reis
Ana Paula Souto Gimenes
Camila Carvalho
Dygean Melo

NARRAÇÃO E DIREÇÃO GERAL
ANGELO AUGUSTO CENDRETTI DA SILVA

CS PRODUÇÕES © 2014 / Todos os Direitos Reservados
http://csproducoesonline.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/CSPRODUCOESonline