23 de jun. de 2014
5 de jun. de 2014
Ônibus do transporte publico podem parar em São José, Taubaté, Jacareí e Caçapava na terça
Previsão é do Sindicato dos Condutores, que prevê paralisação já na terça caso as empresas de ônibus não negociem aumento salarial
Ônibus estacionados na rodoviária velha de São José. Foto: Claudio Vieira |
Os Motoristas e cobradores de ônibus de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava ameaçam paralisar o transporte coletivo das cidades na próxima semana diante do impasse nas negociações salariais com as empresas do setor.
A greve poderá ser deflagrada caso as oito empresas que operam o transporte coletivo das quatro cidades envolvidas não apresentem proposta de reajuste salarial para a categoria.
'Negociação'
Segundo o Sindicato dos Condutores, após três rodadas de negociação, as empresas não ofereceram nenhum reajuste. O sindicato reivindica a reposição da inflação (5,82%), mais 5% de aumento real. Segundo sindicalistas, no caso de São José, as empresas alegam que acumulam prejuízos com a operação do transporte coletivo depois da criação do bilhete único.
'Ultimato'
Uma nova rodada de negociação foi agendada para a próxima segunda-feira, dia 9. Se não houver contraproposta das empresas, o sindicato diz que será convocada uma greve da categoria. “Nós apresentamos nossa pauta de reivindicação em março. Esperamos que as empresas negociem e tragam proposta para a gente fazer a assembleia. Amanhã (hoje) vamos continuar a entregar carta aberta à população”, disse o presidente, Elias Pereira.
'Diálogo'
Para o membro da Comissão de Transportes e Serviços Públicos da Câmara de São José, Luiz Mota (Pros), empresa e trabalhadores precisam dialogar. “É lamentável que a população pague mais uma vez por isso”, disse. “As empresas têm isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) até 2016 e o aumento da passagem para R$ 3, mesmo com as manifestações. Hoje, as empresas não têm nenhum centavo de desvantagem. Segundo a Secretaria de Transportes, as empresas hoje estão com contas equilibradas”.
'Empresas'
Procurada pela CS PRODUÇÕES, a assessoria de imprensa do Consórcio 123, que administra as empresas Viação Saens Peña, Expresso Maringá e CS Brasil, de São José, informou que não foi notificada sobre nenhuma possibilidade de greve na próxima semana.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de São José afirmou que, a princípio, a questão deve ser definida entre empresa e empregados e que a prefeitura não trabalha com a perspectiva de greve, pois acredita na possibilidade de negociação. Se preciso, a Secretaria de Transportes dispõe de planos de contingência.
Assinar:
Postagens (Atom)